sábado, 30 de maio de 2009

Bolo de Vinagre com Curd de Limão

É uma receita bastante antiga do tempo da minha avó, quanto a mim tem um senão pela quantidade de açúcar que leva, porém, resulta num bolinho delicioso e fofinho. Tenho andado um pouco afastada, já o disse no post anterior, a ver vamos se normalizo por estes dias. Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes

2 chávenas de açúcar (pus só uma e usei chávenas de chá)
2 chávenas de farinha
8 ovos
4 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sobremesa de fermento

Bater as claras em castelo e reserve. Bater o açúcar com as gemas até dobrarem de volume, junta-se o vinagre, a farinha peneirada com o fermento, envolva por fim as claras em castelo. Deite numa forma de buraco untada e leve ao forno prá-aquecido 175º por 20 minutos ou pouco mais.
Embora a receita não leve, achei por bem regá-lo com curd de limão. Ficou uma delícia.

sumo de 3 limões
170 grs de açúcar
100 grs de anteiga
raspa de 2 limões
3 ovos

Levar numa caçarola ao lume o sumo de limão, a raspa, o açúcar e a manteiga, até derreter a manteiga e iniciar fervura. Desligue, bata á parte os ovos e junte lentamente á mistura anterior através de um passador fino. Mexa bem, e leve de novo ao lume sempre mexendo, até levantar fervura, mantenha por 5/10 minutos ou até o creme se agarrar ás costas da colher. Retire deixe arrefecer e guarde em frascos esterilizados. No frigorifico duram até 3 meses.

Fonte da Receita do Lemon Curd, Blog Pão, Bolos e Cia.


BOM APETITE!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tarte de Amêndoa

Ando em falta para com os blogues que costumo visitar, mas tal deve-se ao excesso de trabalho que tenho tido ultimamente. A ver vamos se durante o fim de semana volta tudo ao normal. Deixo-vos uma tarte de amêndoa que na minha opinião é das melhores que já fiz e provei. Clique na foto para ampliar.
Ingredientes

Para a massa
120 grs de açúcar
100 grs de manteiga
raspa de 1/2 limão
2 ovos
250 grs de farinha com fermento
0,5 dl de leite

Para o recheio
120 grs de açúcar
120 grs de manteiga
0,5 dl de leite
120 grs de amêndoa filada

Massa: bata o açúcar com a manteiga e a raspa do limão. Acrescente alternadamente os ovos um a um, a farinha e o leite. Amasse muito bem. Forre por completo a tarteira préviamente untada e leve ao forno quente 170º, durante 10 minutos.
Enquanto a massa coze, misture muito bem os ingredientes do recheio. Leve a lume brando, por cerca de 5 minutos.
Retire a massa do forno e espalhe o recheio, sobre ela. Leve novamente ao forno, durante 20m. Vigie a tarte para não queimar. Desenforme ainda quente e sirva depois de fria.

Fonte: Mulher Moderna na Cozinha nº 45

BOM APETITE!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Macarronada de Aproveitamentos

Quando tenho restos de carnes cozidas ou assadas, é uma óptima maneira de aproveitar e de dar "cara nova" ao prato, fazendo as delícias de todos. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

500 grs de carnes assadas ou cozidas
300 grs de macarrão
1 cebola
1 lata de cogumelos
salsa picada
6 ovos batidos
azeite, sal e pimenta q.b.
1 pacote de natas


Desfiar as carnes e reservar. Cozer o macarrão em água abundante a ferver temperada de sal por 10 minutos, escorrer e reserve. Fazer um refogado com a cebola e azeite até ficar translúcida, juntar a carne desfiada, mexer, acrescente os cogumelos laminados ou inteiros, a salsa picada e o macarrão, envolva bem. Bata os ovos com as natas e junte ao preparado, deixe cozinhar mexendo sempre para não pegar e até os ovos estarem cozinhados.Rectifique os temperos. Deite no prato ou travessa de serviço, leve para a mesa e delicie-se, acompanhando com uma saladinha a gosto.

BOM APETITE!

domingo, 17 de maio de 2009

Bolo de Avelã e Sémola de Milho - Dia Amarelo

Mais uma participação do Dia Amarelo, sugestão da querida Mary deste blog Aqui. Passem por lá e vejam as receitas deliciosas dos participantes do referido dia. É um bolinho delicioso, na receita original é cortado em quadrados. Ficou muito baixinho porque usei uma forma muito grande. Da próxima usarei uma mais pequena. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

3 ovos batidos
110 grs de avelãs moídas (fiz com amêndoa)
125 grs de sémola de milho
115 grs de manteiga amolecida
125 grs de açúcar
2 c. chá de fermento em pó
1 c. sobremesa de raspas de laranja
2 c. sopa de sumo de laranja

Xarope

250 grs de açúcar (usei 125 grs. )
250 ml de água
1 pau de canela
1 casca de laranja
sumo de meio limão

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte as avelãs, sémola e o fermento em pó, mexendo. Acrescente os ovos, raspa e sumo de laranja, envolva bem. Deite num tabuleiro untado e forrado com papel manteiga e leve ao forno a cozer 180º por 20/30 minutos.


Entretanto prepare o xarope, deite o açúcar, água e pau de canela num tachinho e leve ao lume brando, deixe ferver 10 a 15 minutos. Retire adicione o sumo e a casca da laranja, deixe apurar fora do lume por 2 minutos.
Desenforme o bolo, coloque no prato de servir. retire a casca e pau de canela do xarope e com ele regue o bolo, deixando ensopar bem. Se desejar corte em quadrados e sirva. Eu fiz em forma de tarte de silicone, não foi preciso untar nem cortar em quadrados. Fica um bolo tipo granulado e super viciante de se comer.



Fonte: Retirada do blog Receitas da Filipa.

BOM APETITE!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bolo de Frutas Cristalizadas e Frutos Secos

Para acabar com um resto de frutas cristalizadas, fiz o bolo de frutas preferido de todos. As quantidades referidas resultam num bolo grande. Querendo mais pequeno é só reduzir, sabe sempre bem um bolinho seco de vez em quando e este não é excepção. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

225 grs de margarina
225 grs de açúcar amarelo
225 grs de frutos (fruta cristalizada diversa, sultana, nozes, laranja, abóbora, cerejas, etc.)
4 ovos batidos
3 colheres de sopa de leite
350 grs de farinha com fermento
1 colher de chá de canela
1 dl de vinho do porto

Untar uma forma redonda com buraco, forrar o fundo com papel manteiga e polvilhar com farinha de pão ralado, reserve.
Cortar a fruta em pedaçinhos pequeninos e regar com o vinho do porto.
Bater os ovos com o açúcar muito bem, até dobrarem de volume. Junte a margarina amolecida e continue a bater, acrescente a farinha, a canela, o leite e as frutas com o vinho. Misture muito bem (eu faço tudo com a batedeira). Deite na forma e leve ao forno préviamente aquecido 170º por 30/40 minutos. Verifique com um palito. Desenforme e delicie-se acompanhado de um cházinho verde (o meu preferido).








BOM APETITE!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Carne de Borrego com Grão de Bico e Batata

Muito apreciada a carne de borrego cá em casa, normalmente faço assada mas, desta vez resolvi dar uma cara nova ao dito cujo, apreciado por alguns mas por outros não e tudo por causa do grão, houve quem torcesse o nariz. Fica um prato muito suculento. Clique na foto para ampliar.
Ingredientes

1 kg de carne de borrego
1 lata de grão de bico cozido
1 cenoura grande cortada em cubos
1 cebola picada
sal q.b.
meio pimento verde
2 tomates picados
1 kg de batata cortada em cubos pequenos

Cozer a carne em água temperada de sal, escorrer e rejeitar a água por ser muito gordurosa. Cortar a carne ou desfiá-la em lascas grandes, reserve. Alourar a cebola no azeite, juntar o tomate e pimento, deixar refogar até o tomate se apresentar desfeito. Acrescente a cenoura e caldo de carne (fervi 1 litro de água com um cubo de carne) suficiente para cozer a cenoura, deite as batatas, o grão e a carne, cozinhe em lume brando por uns 15 minutos ou, até a batata estar cozinhada. Rectifique os temperos e sirva com uma boa salada e umas tostas para demolhar no molho. É do melhor.
BOM APETITE!

sábado, 9 de maio de 2009

Tarte de Laranja com Sultanas e Chocolate

Como tenho uma laranjeira e que por sinal este ano esteve carregadinha de laranjas, há que procurar alternativas para as utilizar, como no sumo básico, em doces, bolos, queques, distribuir pelos amigos e família e claro está nesta tarte que resultou muito bem, neste momento ainda tem laranjas que se vão colher em Junho, altura em que voltam a ter sumo. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

Massa

200 grs de farinha
75 grs de açúcar
75 grs de manteiga
raspa de laranja
sumo de laranja o suficiente para termos uma massa moldável

Junte todos os ingredientes , amasse ou misture no liquidificador ou bimby. Faça uma bola e deixe repousar uns 20 minutos. Forre uma forma de aro amovivel com a massa e leve ao forno uns 15 minutos, retire deixe arrefecer, pincele com 50 grs de chocolate negro derretido, reserve.
Recheio

300 grs de açúcar
1,5 decilitro de água
1 dl de sumo de laranja
1 pão e meio (pequeno tipo papo seco)
3 ovos
4 gemas
50 grs de sultanas

Corte o pão em cubinhos e seque-o no forno, sem torrar (saltei esta parte). Leve ao lume num tachinho o açúcar e a água, deixe ferver 3 minutos e retire do lume. Numa tigela bata os ovos e gemas com o sumo de laranja, junte-lhes depois o açúcar, mexa bem, junte o pão e as sultanas. Deite o preparado dentro da forma e leve ao forno 180º para acabar de cozer cerca de 20/30 minutos. Foi bastante apreciada pelos convivas.


Fonte: Receita da tele-culinária especial Maio 88 da Gabriela Franquinho da ilha de Madeira. Fiz uma pequena alteração, que foi a de pincelar a base com chocolate que lhe deu uma certa graça.

BOM APETITE!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pão de Uvas Passas e Cerveja Preta

Muito apreciado por todos cá em casa este maravilhoso pão doce. Fiz na máquina de pão, mas também pode ser feito de modo tradicional amassando á mão, ou ainda batido na bimby. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes


250 ml de cerveja preta
100 ml de água morna
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
500 grs de farinha
11 grs de fermento seco ou 20 grs de fermento fresco de padeiro
1 chávena de uvas passas



Deitar na cuba da máquina pela ordem indicada (excepto a uvas passas) após o sinal sonoro acrescente as passas, o programa que uso é o básico pão normal, tostagem média 3 horas.



Modo Tradicional - Numa tigela deite a farinha, sal e açúcar e fermento seco, acrescente a cerveja e a água com a margarina dissolvida. Amasse muito bem, junte as passas, torne a amassar, cubra com um pano e deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume. Molde a gosto e leve ao forno 180º por 30 minutos.



Preparação na Bimby - Coloque no copo a água, margarina, sal e açúcar, programe 1 minuto 37º vel. 2. Junte a cerveja e a farinha, misture uns seg. vel. 5/6 e 2 minutos ve. espiga. Retire e envolva as passas. Deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume. Molde a seu gosto e leve ao forno quente 180º por 30 minutos. Pode também cozê-lo em forma tipo bolo inglês.




Fonte: receita que vem no livro da máquina

BOM APETITE!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Tarte de Atum com Ovos Cozidos

Mais uma tarte salgada deliciosa, leve e própria para piqueniques ou refeição. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

1 base de massa quebrada de compra

Recheio

50 grs de margarina
40 grs de farinha
1/2 litro de leite
sal, pimenta enoz moscada q.b.
umas gotas de sumo de limão
3 ovos cozidos
2 latas de atum
4 colheres de sopa de maionese

Faça primeiro o molho bechamel num tacinho, junte a margarina, derreta, acrescente a farinha, leite e condimentos, deixe levantar fervura sempre mexendo com colher de pau, retire e tempere com gotas de limão e a maionese, reserve. Se fizer na bimby deite ingredientes no copo e programe 8 m. temp. 90º vel. 4. Retire tempere com o limão e a maionese, reserve.
Forre uma tarteira com a massa quebrada, espalhe os ovos cozidos cortado ás rodelas, escorra o atum e espalhe por cima dos ovos, regue com o molho bechamel e leve ao forno quente 180º por 30 minutos. Desenforme e sirva polvilhado com salsa picada (não pus). Fica simplesmente deliciosa.


Fonte: receita da teleculinária nº 62

BOM APETITE!

sábado, 2 de maio de 2009

Mousse de Manga

É uma das mousses que me enche as medidas, simples e deliciosa. A receita vem na própria lata da polpa de manga. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

1 lata de polpa de manga
4 iogurtes naturais
1 lata de leite condensado
6 folhas de gelatina

Demolhar a gelatina e derretê-la em 1 dl de água morna. Juntar o leite condensado com os iogurtes e a polpa de manga de manga, mexa bem e adicione a geletina derretida. Deite numa taça e leve ao frigorífico para solidificar por umas 5/6 horas. Sirva frio.



BOM APETITE!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...