quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Salame de Chocolate

As crianças sem excepção (julgo eu) adoram salame de chocolate, pelo menos aqui em casa devoram-no depressa demais para meu gosto, bem a receita foi retirada da tele-culinária nº56, fiz uma pequena alteração porque não gosto de usar ovos crús. Quando dei conta para tirar fotos para o blog só restavam estas três fatias. Cliquem na foto para ampliar.



Ingredientes

100 grs de manteiga
100 grs de açúcar
100 grs de chocolate em pó
1 ovo ( usei o equivalente em leite)
200 grs de bolacha tipo maria

Triturar a bolacha maria (convém deixar alguns pedaçinhos grandes), juntar a manteiga amolecida, o açúcar, o chocolate, o leite e amassar para agregar todos os ingredientes. Cortar uma folha grande de papel de alumínio, deitar o preparado e enrolar. Levar ao frigorífico de um dia para o outro para enrijecer. Para servir corte ás fatias e delicie-se.

BIMBY

Triture a bolacha alguns seg. na vel. 5, junte restantes ingredientes alguns seg. vel. 4/5. Proceda como acima indicado.

BOM APETITE!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Pão de Milho e Trigo

Há muito que não fazia pão e até já tinha saudades e com o calor que tem feito a massa nem leva muito tempo a levedar. A receita que trago hoje foi retirada do site da Vaqueiro, um site com receitas deliciosas e todas testadas. O pão fica com um crosta bem crocante e é delicioso, já fiz várias vezes, só não tenho tido oportunidade de o postar. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

30 grs de fermento padeiro
1 dl de água
100 grs de açúcar
3 ovos
100 grs de farinha milho amarela
1/2 colher sobremesa de sal fino
500 grs de farinha de trigo
1/2 colher sobremesa erva doce em pó
80 grs de margarina

Dissolva o fermento na água morna. Junte o açúcar com os ovos, farinha de milho, sal e bata. Incorpore metade da farinha de trigo e a erva doce e continue a bater, junte a margarina e incorpore a restante farinha, bata muito bem a massa. Deixe a levedar em local aquecido. Forme o pão após ter levedado dando-lhe o formato desejado (eu fiz duas tranças). Pincele a superfície com margarina derretida e leve ao forno 180º por 45 minutos. Se preferir e como indica a receita pode moldar a massa num rolo largo e comprido fazendo 5 a 6 golpes em diagonal. Sirva.

Preparação na bimby, deite a água, margarina e fermento, programe 2 minutos temp. 37º vel. 1.Junte os ovos, açúcar e bata uns seg. Junte as farinhas e a erva doce mais o sal e programe 3 m. vel. espiga, siga passos acima descritos para o restante.

BOM APETITE!

sábado, 23 de agosto de 2008

Torta de Maçã ou Banana

A receita original é de banana mas como queria fazer e não tinha banana, resolvi fazer com maçã e o resultado foi positivo, adoramos, sá falta experimentar com banana, vi Aqui, obrigado Akemi pela deliciosa sobremesa, fotografei passo a passo para melhor perceberem. Cliquem nas fotos para ampliar.





Ingredientes

3 bananas ás rodelas (fiz com maçã)
3 ovos
60 grs de farinha com fermento
100 grs de açúcar
1 1/2 colher sopa de água

Caramelize 60 grs de açúcar e espalhe no fundo de um tabuleiro, deixe arrefecer e unte com margarina. Corte a fruta escolhida em rodelas e espalhe no fundo como vê na foto.
Bata as claras em castelo, junte o açúcar, batendo sempre até virar suspiro. Acrescente as gemas uma a uma, junte a farinha envolvendo bem sem bater. Despeje sobre a maçã e leve ao forno pré-aquecido 170º por 15/20 minutos. Retire e vire sobre um guardanapo umedecido, enrole. Deixe arrefecer e polvilhe com açúcar pilé (em pó).

BOM APETITE!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Salada de Bacon com Couve

Cá em casa adoramos as couves feitas assim, simples e muito saborosas, servem como acompanhamento de carnes, neste caso serviu para acompanhar um belo churrasco. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

couve coração/repolho
bacon
azeite




Cortar a couve em juliana grossa e levar a cozer em água a ferver temperada com sal. Escorrer, saltear no azeite o bacon partido aos pedaçinhos, juntar a couve bem escorrida e saltear, deixar apurar uns segundos para tomar o gosto do bacon, rectificar os temperos. Sirva, é deliciosa.
BOM APETITE!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Massa com Camarão e Bacalhau

Mais um pratinho super simples e delicioso, andava naqueles dias em que não sabia o que fazer e como tinha uns camarões no congelador juntamente com bacalhau, fiz assim com esparguete e molho de tomate, foi aprovado por todos os cobaias cá de casa. Clique nas fotos para ampliar.



Ingredientes

2 postas de bacalhau
500 grs de camarão descascado
esparguete
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates
azeite
sal
manjerona

Cozer o bacalhau e o camarão em água temperada com sal. Desfie depois o bacalhau em lascas e limpo de peles e espinhas, reserve. Na água da cozedura (reserve uma chávena) coza o esparguete por 8 minutos e reserve. Faça um refogado ligeiro com a cebola, alho, azeite e tomate picadinho, quando estiver translúcido junte um pouco de água da cozedura do peixe (1 chávena de café) e triture o molho.
Misture o bacalhau e o camarão com o esparguete, acrescente o molho, leve ao lume para tomar gosto uns segundos e polvilhe com manjerona seca. Sirva decorado com um pouco de molho e saladas a gosto.
BOM APETITE!

sábado, 16 de agosto de 2008

Queques de Cenoura

Há dias fui fazer um piquenique e como gosto de levar sempre um docinho resolvi fazer estes queques de cenoura que resultaram deliciosos.


Ingredientes

3 cenouras cruas
2 chávenas de chá de açúcar amarelo
1 chávena de chá de óleo de girassol
2 chávenas de farinha com fermento
4 ovos
raspa de laranja

Descascar as cenouras e triturá-las, juntar os ovos, açúcar e bater muito bem com batedeira ou no liquidificador. Juntar o óleo, farinha e raspa da laranja, envolver muito bem. Unte forminhas de queques se for de silicone não precisa untar, ponha o preparado ás colheradas e leve ao forno préviamente aquecido 170º por 30 minutos. Verifique com um palito, retire, deixe arrefecer e sirva em forminhas de papel frisado.

PREPARAÇÃO NA BIMBY

Pulverize as cenouras e as cascas da laranja com uns toques turbo, junte ovos e açúcar e bata 3 m. vel.4. Depois junte o óleo e a farinha e programe 3 m. vel. espiga. Siga passos acima para o restante.

BOM APETITE!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Bolo de Leite de Coco e Maçã

Fiquei curiosa e com uma vontade danada para experimentar esse bolo quando vi no forum bimby4all, a receita está como quadrados mas eu fiz em bolo e com umas pequenas alterações porque não tinha os ingredientes todos em casa quando o resolvi fazer. Obrigado Luisa pela receita maravilhosa que fizeste. Fica um bolo delicioso e já o fiz mais do que uma vez, só esqueci de tirar foto antes de partir.




Ingredientes


8 ovos
200 grs de açúcar
3 iogurtes de coco (usei naturais)
100 grs de côco ralado
100 grs de leite de côco (não pus)
1 dl de óleo
100 grs de farinha de milho
150 grs de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
2 maçãs cortadas aos pedaçinhos


Bater muito bem os ovos com o açúcar, juntar o óleo, iogurtes, leite de côco (não usei), coco, farinhas e fermento, envolva muito bem e junte as maçãs partidas aos cubinhos. Unte uma forma, polvillhe com açúcar e coco e deite o preparado. Leve ao forno a assar 170º por 30 a 40 minutos. Faça teste do palito. Desenforme e polvilhe com açúcar em pó e canela. Sirva é delicioso.


PREPARAÇÃO NA BIMBY


Coloque borboleta na bimby, junte açúcar e os ovos e bata 8 m. temp. 37º, vel.4. Depois + 8 m. mesma vel. sem temperatura. Retire a borboleta e adicione os restantes ingredientes 30 seg. vel. 4. Siga depois passos descritos acima.


BOM APETITE!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Tainha Cozida com Molho Verde

A tainha é um peixe que nós todos aqui em casa adoramos, não só pelo sabor como pela textura, é um peixe rijinho e que vai bem cozido ou assado tanto no forno como na brasa. Hoje trago-vos a tainha cozida. Cliquem nas fotos para ampliar.




Ingredientes

Tainha
sal

Molho Verde

1 cebola grande picada
1 ramo de salsa picada
azeite 6 colheres de sopa
vinagre 2 colheres de sopa
sal
Misturar tudo e reservar.

Cozer a tainha em água a ferver temperada com sal, já partida ás postas. Empratar e regar com o molho verde já anteriormente feito. Sirva com batata cozida e salada. É uma delícia.

BOM APETITE!

domingo, 10 de agosto de 2008

Charniqueiras

As charniqueiras são uma especialidade conventual muito antiga, oriunda da zona do Ribatejo, Portugal, são simples de preparar e deliciosas de comer, normalmente são adoradas por todos. A receita foi retirada da tele culinária nº 140 pág. 7.





Ingredientes
2 ovos
400 grs de açúcar ( só uso 250 grs)
50 grs de manteiga
0,5 l de leite
100 grs de farinha de trigo
raspa de limão
açúcar e canela para polvilhar (só uso canela)

Aqueça o forno nos 200º. 
Misture o açúcar com a farinha, junte os ovos e bata 1 minuto, junte a manteiga derretida, a raspa do limão e o leite e bata mais um pouco (tudo com batedeira, ou uns segundos na bimby vel. 4) fica uma massa liquída, é mesmo assim. Unta forminhas com margarina e polvilhe com farinha (usei forminhas de silicone), deite dentro o preparado até ficarem quase cheias. Coloque num tabuleiro e leve ao forno bastante quente 20 a 25 minutos. Verifique se estão cozidas com um palito. Retire do forno, desenforme e polvilhe com canela. Sirva em caixinhas de papel frisado.

BOM APETITE!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Tarte de Coco

Posso dizer que é a tarte preferida por todos cá em casa. É deliciosa porque depois de fria fica com aspecto de ovos moles, e super fácil de fazer senão vejamos os passos abaixo. Cliquem nas fotos para ampliar.




Ingredientes

1 massa folhada de compra
2 dl de água
150 grs de coco
300 grs de açúcar
raspa de limão
4 ovos
açúcar em pó q.b.

Forrar uma tarteira de fundo falso com a massa folhada e reserve. Prepare o recheio, levando ao lume o açúcar e a água num tachinho, quando ferver reduza o lume e deixe ferver 3 minutos exactos. Retire e deite por cima do coco, mexa, acrescente os ovos batidos e a raspa de limão. Deite na forma e leve ao forno bem quente 200º por 20 minutos, ou até dourar. Retire e polvilhe com açúcar em pó.

BOM APETITE!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Lombos de Pescada com Sopa de Alho Françês

Receita de peixe deliciosa e super simples, tenho dito algumas vezes que cá em casa o peixe não é muito bem vindo pela parte de algumas marotas, daí a necessidade de inventar e camuflar para não ser descoberto. Mesmo assim ás vezes torcem o nariz, não foi o caso dessa vez. Cliquem nas fotos para ampliar.




Ingredientes

Lombos de pescada
1 pacote de sopa de alho françês
paté de atum
fatias de queijo flamengo
sal
sumo de limão
pimenta

Temperar os lombos com sal, pimenta e sumo de limão, reservar. Fazer a sopa de alho françês de acordo com as intruções da embalagem. Barrar os filetes de ambos os lados com o paté e dispor num pirex untado, dispor o queijo e regar com a sopa. Tapar com papel prata e levar ao forno bem quente 180º por 30 minutos. Retire e sirva.

BOM APETITE!

domingo, 3 de agosto de 2008

Bolo de Banana

E como ainda é domingo, vamos a tempo de preparar uma bela sobremesa para acompanhar mais logo á noitinha com um café (por exemplo) ou um refresco, ao som de uma musiquinha, que tal, hein?????? Adiante, como tenho sempre bananas a passar do prazo na fruteira há que reciclá-las e como temos na família quem seja fã dos bolos de banana há que deitar mãos á obra como se costuma dizer na gíria. Resulta num bolo grande e bem fofinho, com um paladar e cheirinho que não vos digo nem vos conto, passemos então á receita própriamente dita.





Ingredientes
5 ovos com claras em castelo
250 grs de açúcar
200 grs de margarina
300 grs de farinha com fermento (ou juntar 1 colher de chá de fermento)
1 cálice de vinho do porto
1 colher de sobremesa de canela
bananas 4 ou 5
caramelo líquido

Untar uma forma sem buraco com margarina, forrar o fundo com papel manteiga ou vegetal, espalhar no fundo um pouco de caramelo líquido até cobrir bem o fundo, de seguida cortar as bananas no sentido do comprimento e dispor no fundo da forma, polvilhar com canela e reserve.
Bater muito bem as gemas com o açúcar, até dobrarem de volume, juntar a margarina derretida e bater, adicionar a farinha com o fermento e a canela, misturar muito bem, juntar o vinho do porto e por fim as claras batidas em castelo. Deitar metade da massa na forma, por cima por outra camada de bananas cortadas no sentido do comprimento e polvilhar com mais canela, deitar o resto da massa e levar ao forno pré aquecido 175º por 30 a 40 minutos (fazer teste do palito). Desenformar assim que sai do forno.
BOM APETITE!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...